Mostra Elas - Filmes dirigidos por mulheres

Consultoria de projetos de curta e longa

A Consultoria de Roteiros de Curta-metragem e Projeto de Longa da Mostra Elas – Filmes Dirigidos por Mulheres tem como objetivo proporcionar às realizadoras mulheres, residentes e atuantes no estado da Bahia, a oportunidade de aprimorar seus projetos a partir de um encontro com uma profissional atuante no mercado audiovisual brasileiro.

Nessa primeira edição, a consultoria será orientada pela educadora e roteirista Francine Barbosa. Francine desenvolveu e ministrou oficinas de audiovisual nos programas Cine Escola Tela Brasil, Fábricas de Cultura, CulturAção, Programa VAI, nos quais orientou a produção de mais de 70 curtas metragens realizados por crianças, adolescentes e adultos. Dirigiu e escreveu o Curta-metragem CERIMÔNIA, exibido em seis festivais nacionais e em mostras de cinema brasileiro em Taiwan e Toronto. Foi corroteirista do documentário CANGAÍBA – LUZ E MOVIMENTO, contemplado no edital Histórias dos Bairros de São Paulo e corroteirista do Curta-metragem A NAVALHA DO AVÔ, vencedor do kikito de melhor roteiro no Festival de Gramado e eleitor melhor filme pelo júri popular no Travelling Court-Metrage em Rennes (França) e no 6th Brazilian Film Festival em Londres. Atualmente, desenvolve projetos de televisão e cinema voltados ao público adolescente e adulto, atua como parecerista em editais de audiovisual e ministra cursos de roteiro.

 

Projetos selecionados

 

19 DE AGOSTO

A Menina Que Queria Voar

Tais Amordivino (curta-metragem)

Cartas para Ana

Carla Caroline Mota Neri (curta-metragem)

E o Que A Gente Faz Agora?

Marina Pontes (curta-metragem)

Onze Minutos

Hilda Lopes Pontes (curta-metragem)

Paraíso de Amanda

Thamires Vieira (curta-metragem)

 

20 DE AGOSTO

Odeyemi

Chantal Durpoix (longa-metragem)

Herança

Lara Carvalho (curta-metragem)

O Mundo das Imagens

Rafaela Uchoa (longa-metragem)

 

Sobre a consultoria

Os encontros acontecerão nos dias 19 de agosto (sábado) e 20 de agosto (domingo), das 9h às 13h, na Sala 10 da Faculdade de Educação da UFBA – PAC, Canela.

Av. Reitor Miguel Calmon, s/n, Vale do Canela, Salvador – BA.

As roteiristas participantes devem comparecer no dia correspondente ao seu projeto, conforme descrito no item anterior.

A dinâmica da consultoria envolverá a discussão coletiva dos roteiros selecionados, com a orientação da consultora Francine Barbosa. As selecionadas formarão um grupo que irá, conjuntamente, discutir os projetos participantes. Para isso, é necessário que todas as roteiristas participantes leiam os projetos selecionados para a atividade do dia, que será compartilhado via e-mail.

Na consultoria, a roteirista pode estar acompanhada da diretora do projeto, se for o caso.

Indicamos que as participantes levem materiais de referência, caso tenham. Exemplo: trechos de filmes de referência, descrição de personagem, locações ou qualquer material adicional.

Sugerimos que as participantes tragam pendrive ou HD para copiar materiais que porventura desejarem.

Os custos referentes ao transporte e estadia das roteiristas que residam fora da cidade do Salvador e os custos de transportes das residentes na cidade não serão cobertos pela Mostra, sendo de inteira responsabilidade das participantes.

Crianças são bem vindas para acompanhar suas cuidadoras nas atividades da consultoria.

: )

 

Premiação

Embora não seja de caráter competitivo, a consultoria conta com apoio da Griot Filmes para estimular e impulsionar os projetos, que dará o prêmio de Finalização de cor e DCP para um dos roteiros. O prazo de utilização do prêmio é de 18 meses a contar a partir da data da premiação.

As curadoras da Mostra Elas – Filmes Dirigidos por Mulheres, Luciana Lemos e Emanuella Leite, acompanharão as atividades e escolherão o projeto a ser contemplado.

O prêmio recebido pela roteirista deve ser necessariamente aplicado no Curta-metragem cujo projeto foi premiado pela Mostra Elas – Filmes Dirigidos por Mulheres.

Como o objetivo da premiação é viabilizar a realização dos curtas-metragens de roteiristas baianas e dirigidos por mulheres, o filme produzido a partir do roteiro premiado deve ser dirigido ou co-dirigido por uma mulher.

Design por Voulta