Mostra Elas - Filmes dirigidos por mulheres

OFICINA TEÓRICO-PRÁTICA DE ROTEIRO

FAÇA DOWNLOAD DO PDF PARA VER A A LISTA DE SELECIONADOS

 

A atividade entre os dias 15 e 18 de agosto de 2017, das 9h às 13h, no AUDITÓRIO II da Faculdade de Educação da UFBA, no Pavimento de Aulas do Canela (PAC).

Av. Reitor Miguel Calmon, s/n, Vale do Canela, Salvador,Bahia

 

Sobre a oficina

A atividade irá mesclar conteúdos expositivos com exercícios práticos e serão abordados conceitos ligados ao desenvolvimento do roteiro audiovisual: exposição, ação, personagem, conflito, diálogo, estrutura de três atos, técnicas de adaptação e formatação, universo, entre outros.

Sugerimos que as participantes tragam pen drive ou HD para copiar os filmes a serem mostrados na oficina, se quiserem.

Crianças são bem vindas para acompanhar suas cuidadoras

: )

 

Encontros

 

15 de agosto

Apresentação das participantes e expectativas sobre a oficina As diferentes mídias, plataformas e formatos no audiovisual Exposição, Ação, Personagem Exercício de criação personagem

 

16 de agosto

Conflito Exercício sobre conflito Formatação (sinopse, escaleta, argumento, roteiro) Exercício de criação de sinopse

 

17 de agosto

Estrutura de três atos Cena Técnicas de adaptação Exercíco de adaptação

 

18 de agosto

Diálogo Universo Análise da estrutura de curtas metragens

 

 

A facilitadora

Francine Barbosa desenvolveu e ministrou oficinas de audiovisual nos programas Cine Escola Tela Brasil, Fábricas de Cultura, CulturAção, Programa VAI, nos quais orientou a produção de mais de 70 curtas metragens realizados por crianças, adolescentes e adultos. Dirigiu e escreveu o curta-metragem CERIMÔNIA, exibido em seis festivais nacionais e em mostras de cinema brasileiro em Taiwan e Toronto. Foi corroteirista do documentário CANGAÍBA – LUZ E MOVIMENTO, contemplado no edital Histórias dos Bairros de São Paulo e corroteirista do curta-metragem A NAVALHA DO AVÔ, vencedor do kikito de melhor roteiro no Festival de Gramado e eleitor melhor filme pelo júri popular no Travelling Court-Metrage em Rennes (França) e no 6th Brazilian Film Festival em Londres. Atualmente desenvolve projetos de televisão e cinema voltados ao público adolescente e adulto, atua como parecerista em editais de audiovisual e ministra cursos de roteiro.

SalvarSalvar

SalvarSalvar

SalvarSalvar

Design por Voulta